16 abril 2008

Podcast, o que é isso, é de comer?


Olá leitores! (pelo menos os que sobraram). Faz tempo que eu não posto por aqui, mas a freqüência de atualização desse blog não reflete exatamente a minha interatividade com a web. Na verdade, não reflete nenhum um pouco. Eu vivo da web! Leio todos os dias meus feeds, me divirto assistindo vídeos no youtube, estudo pela web e além de tudo, a web também é meu trabalho.


Sem mais delongas, vamos falar de podcast. O que é isso? (sim, muita gente não sabe o que é, na verdade, quase todo mundo). Podcast é um programa de aúdio (tipo um programa de rádio), que você pode fazer download e ouvir a hora que quiser. Ou seja, digamos que você gosta de ouvir o programa do Pânico da Jovem Pan, mas ele só passa no horário do almoço e você não pode ouvir nesse horário. O podcast é a solução para o seu problema. Você pode ir no site da Jovem Pan, baixar o podcast do Panico (isso se a Jovem Pan for esperta...) e ouvir a hora que quiser no seu computador ou no seu MP3 player (de preferência um iPod).

Ótimo, podcast então é algo muito legal! Mas como faço para saber quando sair um novo episódio do meu podcast preferido? Fácil! Basta você assinar o feed do podcast que você quiser. Isso pode ser feito pelo iTunes ou por qualquer outros programa/aplicativo que tenha a funcionalidade de assinar feeds.

Certo, quero ouvir e acompanhar um podcast, mas onde posso encontrar podcasts legais? Bem, existem alguns diretórios e mecanismos de busca de podcast, mas acho que o melhor lugar para achar um podcast mesmo, é com seus amigos. E foi através de conselho de um amigo meu que comecei a ouvir o melhor podcast do mundo!

Finalmente a razão desse post, o Nerdcast! O Nerdcast é um dos dois podcasts que eu acompanho. É um podcast de humor, ponto. Mas com algumas pitadas nerds, coisas como: senhor dos anéis, blogs, vídeo games, entre outros temas. Mas a melhor coisa de ouvir o Nerdcast são as risadas que ele vai te proporcionar. Se você ver alguém na rua, ouvindo seu iPod, e rindo sozinho... com certeza é mais um feliz ouvinte do Nerdcast! Para se ter uma verdadeira idéia do humor do Nerdcast, você tem que ouvir o clássico episódio de carnaval. Depois de ouvir esse episódio, duvido que você não vá querer ouvir mais um.

Além do Nerdcast, também ouço o Rails Podcast Brasil. Um ótimo podcast para quem gosta das ultimas notícias de Rails, do mundo que circula esse ótimo framework e do que está rolando no mundo da web em geral.

Por fim, o melhor momento para se ouvir um podcast, na minha opinião, é quando você está no trânsito ou caminhando para algum destino. Você ouve o podcast, se entrete ou se atualiza das notícias e não perde o tempo que fica ocioso, seja no ônibus, no carro ou andando.

4 comentários:

Elefantinho disse...

Um podcast muito bom é o do Porta 25 (http://porta25.technetbrasil.com.br/porta25/).
É o canal FOSS (free and open source software) da Microsoft.
Maduro, além de ser a visão "do outro lado" sobre o open source.

Hugo Pessoa de Baraúna disse...

@elefantinho

Valeu Elefante, eu vou dar uma olhada nesse podcast! =D

Lari Herbst disse...

Realmente, é o melhor podcast do mooondo!
http://www.flickr.com/photos/larissaherbst/2390666503/

Comecei a ouvir pelo podcast do GuiLeite, e aí fiquei sabendo do nerdcast só esse ano, mas já ouvi mais da metade dos 109... :P Hoje ouço também o Braincast#9!

disse...

Bastante esclarecedor o post. Agora já sei onde venho quando tiver dúvidas dessa natureza.

 
Fork me on GitHub