28 maio 2007

Ultimo da série paródias Mac x PC




Colocando um pouco atrasado, mas pelo menos colocando... Último vídeo da série de paródias estilo Mac x PC, mas na visão Rails x Anything, hehehhe.

Esse vídeo me fez lembrar um trecho do livro Agile Web Development with Rails: "When faced with these complexities, the industry did what it always does: it invented a three-letter acronym: ORM, Object/Relational Mapping. Rails uses ORM." Esse trecho é parte do começo do livro, onde ele fala como Rails trata o mapeamento do paradigma de orientação a objetos no paradigma de banco de dados relacional.

Realmente o framework que trata disso no Rails, o Active Record. é muito bom e ocupa uma grande parte do Rails. Poder tratar entidades de bancos de banco de dados como objetos de modo transparente é ótimo. O detalhe é: não temos que ficar fazendo diversas configurações em XML, como é o caso do Java com Hibernate.

Mas nem tudo são flores, algumas das features de relacionamentos do Active Record como o has_many, podem trazer problemas de gasto de memória, pois nesse caso ao você fazer um load de um objeto do tipo ActiveRecord::Base, o Rais puxa para você tanto o objeto que você quer trabalhar quanto o(s) objeoto(s) relacionados a ele. Isso pode ser ruim, em casos que a memória disponível é pouca.

Bem, mas o que posso dizer, é que vale a pena programar com Rails, no mínimo é mais divertido, e mais rápido o desenvolvimento

Technorati Tags: , ,


19 maio 2007

Terceiro vídeo da série: MVC




Este já é o tereceiro vídeo da série, e já da para ver que está fazendo bastante sucesso na blogosfera. Dessa vez os caras do RailsEnvy estão brincando com PHP.

Esse vídeo me fez lembrar de uma coisa que eu não tinha percebido direito ainda, em Rails desenvolvemos aplicações em MVC sem nem mesmo sabermos disso. E olha que arquitetura de software é algo importante, já tive dor de cabeça em alguns estágios que fiz por falta de uma boa arquitetura de software. Sempre encho o saco de meus amigos com essas coisas "chatas" de organização: arquitetura, engenharia de software, processos... Acredito bastante nisso. Agora só me falta entender bastante disso! Próximo passo: desenvolvimento agil de software!


Technorati Tags: , ,

16 maio 2007

Segundo vídeo da série



Olha os caras do Rails Envy de novo! Serão quatro vídeos no total, então preparem-se para o resto. Dessa vez a zoação é com o PHP.

Ah, para quem não conhece Migrations do Rails, é um modo de versionar as mudanças no seu banco de dados, só que independente do banco de dados, pois os scripts são escritos em Ruby mesmo e não em SQL. Ainda mais, a execução desses scripts é automatizado pelo Rake, ferramenta de automatização de tarefas em Ruby e amplamente usado no Rails. Resumindo, menos dor de cabeça e menos cabelo branco.

KISS (Keep It Simple Stupid!)

Technorati Tags: , ,

14 maio 2007

RoR/Java estilo Mac/Windows



Continuando a brincadeira entre Ruby on Rails e Java, acho que esse videozinho ilustra bem. (vcs com certeza já devem ter visto vídeos como esses nas propagandas do Mac zoando o Windows, senão viram, google it!)



Technorati Tags: , ,

13 maio 2007

Novidades no Blog


boo-box shop 'n' blog

Bem, hoje foi um dia atípico, já fiz três posts (com esse), se bem que foram num estilo diferente, mais para micro-posts.

Esse post é para falar de algumas funcionalidades novas e widgets novos do meu blog. Agora to usando o serviço do nosso amigo Marco Gomes, o Boo Box. Isso vocês podem testar no meu outro post sobre Java e Ruby. O Boo Box é uma forma interessante de monetarizar o seu blog, e de criar uma busca contextual dentro do blog (parece que o boo box usa microformatos, ta vendo como é pura semântica!).

O outro widget é do Twiter. Esse widget está na barra lateral do blog, bem embaixo. Com ele da para você saber quais foram meus ultimos passos. Pensei que esse negócio não fosse funcionar muito, mas já fiquei viciado! Consigo postar no meu twiter de dentro do google talk, dai vou relatando todas as minhas aventuras de programação madrugada a dentro.

Ainda tenho que falar do Jaxtr e do My Blog Log, mas isso fica para um próximo post.

O quanto eu sou nerd?


Recebi um e-mail interessante no meu grupo de e-mails da faculdade (para quem não sabe faço engenharia de computação). Um e-mail sobre um teste de quão nerd você é.

A maioria dos estudantes de computação e ciências geeks afins não gostam de ser chamados de nerds. Por que? Isso é mais um daqueles estereótipos que a sociedade criou e na qual você acredita mas nem sabe porque.

Bem, adotando meu novo estilo de blogar, não vou falar muito, mas só queria dizer que é bom ser nerd, não é nenhuma vergonha. Para não dizer que sou nerd, gosto de dizer que sou geek (soa melhor)

Concluindo, a figura abaixo diz o quanto sou nerd, faça vocÊ também o teste e deixe um comentário nesse post informando qual o seu resultado. Até mais!


I am nerdier than 94% of all people. Are you a nerd? Click here to find out!

Programar em Rais ou em Java?


Acho que a figura já fala tudo que penso sobre Ruby e RoR... Além de ser mais barato em termos de livros, é também mais divertido!

Technorati Tags: , ,

 
Fork me on GitHub