05 março 2007

Postergando a escolha

Muitas pessoas não sabem o que escolher no vestibular, algumas dessas escolhem Engenharia (com 'E' maiúsculo porque é algo que eu respeito). Porque Engenharia? Engenharia é uma profissão curinga! Nas palavras de meu amigo Diego Bartels: "Escolher Engenharia é postergar a escolha".

Postergar a escolha quer dizer que só depois de estar cursando ou finalizar o curso de Engenharia que você escolhe com o que vai trabalhar, não é o curso que define a sua carreira e sim você que a define. Outra frase interessante: "Engenheiro só não pode ser médico nem advogado, o resto tá valendo".

Existem engenheiros no mercado financeiro, trabalhando com consultoria, headhunters e até como engenheiros! Mas porque isso? Porque engenheiros não trabalham com engenharia? Não seria bom que tivéssemos uma indústria de semicondutores sólida? Não seria bom que desenvolvêssemos nossas próprias soluções tecnológicas? Não seria bom construir uma base tecnológica nacional mais forte ao invés de ficar importando tudo? Não seria bom que os engenheiros trabalhassem com engenharia e fizessem tudo isso por nós?!

Sim, é muito bom planejar, projetar e finalmente construir algo... e ainda ser pago por isso. Isso é que um engenheiro faz. Ele constroi coisas que agregam valor para alguém e ainda é pago por isso. Aí esta a maravilha do negócio! Vamos acordar para isso e fazer engenharia. Nada contra os engenheiros que não trabalham com engenharia, apenas tenho, sim, coisas a favor dos engenheiros engenheiros...

 
Fork me on GitHub