20 novembro 2007

Android, mais um tentáculo de Mountain View

Eu estava lendo um post legal do Cezar Taurion sobre o Android e não pude deixar de fazer alguns comentários e conclusões.

Seguem dois trechos do post do Cezar Taurion e alguns comentários:

"(...) Criando uma plataforma única (android), possibilita um avanço mais rápido no desenvolvimento de aplicações (...)"
Como todos já sabem, uma platforma não tem valor em si, é necessário aplicativos que agreguem valor a essa plataforma, sem eles, ela não serve de nada. Eu já falei sobre isso em um outro post sobre killer apps.

Com o android, o google cria uma plataforma que possibilita a todos criarem aplicativos para celulares, e ganharem valor com isso. Mas não esqueça, essa oportunidade também vale para o próprio google.

"(...) E para acelerar o desenvolvimento de softwares usando este stack, a aliança criou o Android Developer Challenge, com prêmios de até dez milhões de dólares. Interessados? Vejam em http://code.google.com/android/adc.html ."
Muitas vezes que alguém quer "incentivar a criatividade" e gerar possíveis negócios em torno disso, se faz uma competição e se distribui prêmios. Não foi assim que a IBM começou?!


No mais, ainda estou tentando entender como o Google almeja agregar valor a si mesmo com o Android. Uma saída óbvia seria através de Ads em plataforma celular, o que eles não tem ainda, ou tem muito pouco. Mas como? Simples, vocês devem conhecer gmail mobile, google reader mobile... com o android será possível você ver google qualquer coisa mobile... pois eh.

Com o android rodando em todo celular, fica muito mais fácil (pensando em portabilidade) para o google distribuir seus aplicativos para além do mundo de computadores pessoais. Com a maior distribuição dos seus aplicativos através de uma rede totalmente nova (a rede de celulares) e tão grande quanto a rede de computadores, o aumento da distribuição de Ads do google irá crescer proporcionalmente.

Será esse um dos próximos passos do google? Você acredita que uma empresa que possui "Don't Be Evil" em seu slogan não tem nada de Evil?!

Nenhum comentário:

 
Fork me on GitHub