21 junho 2007




Chegou meu livro Operating Systems: Design and Implementation (3rd edition), pela Amazon!!!

Eu estava bem ansioso para que chegasse esse livro, tanto que escolhi a opção média em velocidade de entrega da Amazon (que me custou US$17.98), mais o preço do livro (US$108.30). Sim, o livro saiu bem carinho, mas valeu a pena, é um livro para ficar para posteridade. Apenas para deixar registrado, os caras da Amazon me entregaram uma semana antes do previsto! Essa é a segunda compra que faço lá nesse ano, e não posso reclamar nada deles. Os livros chegam em perfeito estado, e quando não chegam exatamente na data prevista, chegam uma semana antes! (pelo menos comigo...)

Para aqueles que não sabem, o Minix (sistema operacional estudado nesse livro) foi o SO que deu origem ao Linux. Quando o nosso amigo Linus Torvalds ainda era um estudante (e sem muita coisa para fazer, ou namorada...) pegou o código do Minix e resolveu fazer umas modificações (veja aqui se o Tanenbaum gosta da abordagem do Linus para sistemas operacionais. Imagine o Linus bombando na matéria SO dada pelo Tanenbaum!!! Seria um paradoxo, hehehe). Pois bem, o Minix é um sistema operacional didático e bom para ser estudado. Até agora do que estudei dele só me deixou feliz, não é nada chato ficar olhando o código do Minix (apesar de ser trabalhoso.)

Esse post foi apenas para expressar minha satisfação, um micro post. O próximo post de verdade vai ser a continuação do post de Killer Aps. Fiquem atentos!!!

Technorati Tags: ,

2 comentários:

Rodrigo disse...

Ae Hugão, tava lendo o seu blog e me deparei com uma informação incorreta (pelo menos de acordo com o que eu interpretei)

"pegou o código do Minix e resolveu fazer umas modificações"

na verdade ele fez o linux do zero, tanto que as suas arquiteturas são bem diferentes (Linux=monolitico Minix=microkernel), o que já rendeu diversas brigas entre os dois. A única coisa que o Linus se inspirou no Minix foi a "leveza", já que todos os outros sistemas unix-like da época só funcionavam em armários...

Hugo Pessoa de Baraúna disse...

@Rodrigo: Valeu pela correção Pitanga (Rodrigo). Vou dar uma pesquisada melhor e assim que acabarem as provas, eu dou uma modificada.

 
Fork me on GitHub