28 maio 2007

Ultimo da série paródias Mac x PC




Colocando um pouco atrasado, mas pelo menos colocando... Último vídeo da série de paródias estilo Mac x PC, mas na visão Rails x Anything, hehehhe.

Esse vídeo me fez lembrar um trecho do livro Agile Web Development with Rails: "When faced with these complexities, the industry did what it always does: it invented a three-letter acronym: ORM, Object/Relational Mapping. Rails uses ORM." Esse trecho é parte do começo do livro, onde ele fala como Rails trata o mapeamento do paradigma de orientação a objetos no paradigma de banco de dados relacional.

Realmente o framework que trata disso no Rails, o Active Record. é muito bom e ocupa uma grande parte do Rails. Poder tratar entidades de bancos de banco de dados como objetos de modo transparente é ótimo. O detalhe é: não temos que ficar fazendo diversas configurações em XML, como é o caso do Java com Hibernate.

Mas nem tudo são flores, algumas das features de relacionamentos do Active Record como o has_many, podem trazer problemas de gasto de memória, pois nesse caso ao você fazer um load de um objeto do tipo ActiveRecord::Base, o Rais puxa para você tanto o objeto que você quer trabalhar quanto o(s) objeoto(s) relacionados a ele. Isso pode ser ruim, em casos que a memória disponível é pouca.

Bem, mas o que posso dizer, é que vale a pena programar com Rails, no mínimo é mais divertido, e mais rápido o desenvolvimento

Technorati Tags: , ,


Nenhum comentário:

 
Fork me on GitHub