07 janeiro 2007

Onde estão as novas empresas brasileiras?

Com certeza temos mentes brilhantes nas nossas faculdades, ainda mais nas universidades top do Brasil. Universidades como USP, ITA, IME, UNICAMP UFSCAR (entre outras) formam centenas de engenheiros e geeks da computação por ano. Para ondem vão esses super profissionais?

Ainda temos o mesmo sonho que nossos pais, se formar e conseguir um emprego numa grande empresa que possa nos sustentar pelo resto da vida. É por essse e por outros motivos que nosso país não vai para frente.

Só sabemos criticar os EUA e citar todos seus defeitos. Deveríamos também saber identificar suas qualidades, por exemplo: "Por que os Estados Unidos é uma nação tão desenvolvida?". Acredito que uma das razões seja o espírito empreendedor que faz parte da cultura deles (você conhece aquela história de vender limonada quando pequeno...).

Os nosso melhores cérebros sonham em trabalhar para uma grande empresa e não em criar sua grande empresa. Por que? Diversos motivos. Eu acredito que um deles seja pura falta de informação.

A web inteira está na nossa frente mas não sabemos tirar proveito dela. Hoje temos o google que nos trás resultados bastante relevantes, mas será que não há um modo de trazer resultados ainda mais relevantes? Tem gente que acredita que sim! E tem gente investindo MUITO nisso. Basta dar uma olhada em In search of a new Google in Silicon Valley e no próprio Powerset.

Para encerrrar, eu queria colocar três links do blog do Paul Graham que é um blog que ando lendo bastante. Para quem também acha que abrir a própria empresa pode ser uma escolha melhor para você, para o país e para todos que o rodeiam, eu aconselho ler o conteúdo desses três links que vou mandar.

Hiring is Obsolete

A student's guide to startups

Why startups condense in america

open your eyes

2 comentários:

halli disse...

tens um blog !!! =D vou passar por aqui mas vezes
acho curiosa essa tua preocupação ... as vezes acho que devias falar com meu irmao
=P

bjos

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

 
Fork me on GitHub