18 dezembro 2006

O bom e "velho" Firefox

Estava eu com várias tabs relacionadas a Ruby abertas, estudando a linguagem e instalando uma IDE para começar a desenvolver com Ruby e Ruby on Rails. Mas de repente tive que sair de casa. O que eu deveria fazer, colocar todos os links no meu delicious para continuar estudando depois!? Não, eu não tinha tempo para isso.

Costumo colocar tudo que acho interessante na web no meu delicious, mas dessa vez eu não tinha tempo. Dai me veio a idéia de colocar cada uma das tabs nos favoritos do meu amado Firefox, só que teria que colocar uma por uma...?! Não, para minha surpresa você pode adicionar todas as abas abertas a seu favoritos com um só click! Fiquei muito feliz e pensei: "Isso é que é um software feito para o usuário e não para o desenvolvedor". Só queria declarar a minha felicidade (que não foi pouca) e agradecer ao pessoal da Mozilla Foudation, por pensar na gente.

17 dezembro 2006

Aprendendo ruby

Olá Nerds! Este é meu primeiro post e como não tenho nada revolucionário para falar, vou contar um pouco do meu dia a dia com uma linguagem chamada Ruby.

Esta semana comecei a aprender Ruby. Uma linguagem que, segundo os entendidos, é mais parecida com Perl, Smalltalk e outras dessa "família". Estou bastante empolgado em dominar essa linguagem, pois parece que ao utilizar Ruby, ganha-se bastante em velocidade de projeto.

Para aqueles que estão acostumados a programar em C, Java ou C# (como eu) vão achar a sintaxe de Ruby um pouco diferente, pois diferentemente de Java e C#, sua sintaxe não tem como base a sintaxe de C.

O que me fez querer aprender Ruby foi o fato de existir um framework chamado Ruby on Rails (ou RoR, para os íntimos). Este framework facilita muito o desenvolvimento de aplicações Web e está dando o que falar na comunidade Geek.

Espero que até o final de dezembro eu possa dar mais alguma novidade sobre meu aprendizado de Ruby e RoR. Tenho que estar dominando isso em dois meses...

 
Fork me on GitHub